Wednesday, October 8, 2008

Os três jejuns de Daniel

Os 3 Jejuns de Daniel

Há três episódios no livro de Daniel que mostram a prática de orar e jejuar do profeta. Muitos têm se utilizado do estilo de vida de oração e jejum do profeta para melhor se relacionarem com Deus. Vermos estes dois textos para nos embasar biblicamente a respeito desse tipo de jejum e então ofereceremos a Deus no período entre o dia 11 de outubro ao dia 31 de outubro um jejum parcial a fim de nos fortalecermos no Senhor para uma noite de vigília de oração intercessória pela igreja e pela nação Americana no dia do haloween.

Daniel 1:5-20
5E o rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos; para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
6Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
7Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego.
8Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
9Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
10E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois veria ele os vossos rostos mais abatidos do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.
11Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia posto sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
12Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.
13Então se examine na tua presença o nosso semblante e o dos jovens que comem das iguarias reais; e conforme vires procederás para com os teus servos.
14Assim ele lhes atendeu o pedido, e os experimentou dez dias.
15E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais.
16Pelo que o despenseiro lhes tirou as iguarias e o vinho que deviam beber, e lhes dava legumes.
17Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos.
18E ao fim dos dias, depois dos quais o rei tinha ordenado que fossem apresentados, o chefe dos eunucos os apresentou diante de Nabucodonozor.
19Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei.
20E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.

Primeiro Jejum
Daniel 1:8
Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

I_ O propósito do Jejum de Daniel e dos três jovens judeus.

A – Santificação pessoal - O quatros jovens judeus eram fiéis aos mandamentos e aos preceitos alimentares da lei de Deus. Havia alimentos consumidos pelo rei de Babilônia que certamente eram proibidos aos israelitas.
Juízes 13:4Agora pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura;
Juízes 13:7porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho. Agora pois, não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa impura; porque o menino sera nazireu de Deus, desde o ventre de sua mãe até o dia da sua morte.Juízes
B- Busca de maior desempenho espiritual – Daniel e seus companheiros eram acostumados a buscar a Deus e receber revelações através de uma vida disciplinada em atividades espirituais.
Daniel 1:19,20
19Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei. 20E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.

II_ No que consistiu o esse Jejum.
a- Abstinência das iguarias ( coisas deleitosas ao paladar)
b- Abstinência do vinho.
c- Abstinênia de carne.
d- Legumes e verduras
e- Águas

A bíblia não é clara se Daniel e seu companheiros assumiram esse tipo de Jejum por todos os três anos, mas com certeza eles não se contaminaram com os alimentos impuros. Este jejum durou com legumes e água durou pelo menos 10 dias.

III_ Resultado desse Jejum
A- Daniel e seus companheiros se mantiveram fiéis ao Senhor
B- Daniel e seus companheiros receberam favor do capitão da guarda para se manterem fiéis a Deus em terra estranha.
C- Daniel e seus companheiros sobressaíram a todos os demais sábios de seu tempo.

Segundo Jejum
Daniel 9:3“Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.”

Daniel 9:1-3
1No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus.
2no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
3Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

1- O Propósito e resulatado do Jejum.
Daniel estava cativo em Babilônia juntamente com a elite israelita que havia sida levada para lá nos dias de Nabucodonosor. Anos haviam se passado e agora no primeiro ano do reinado de Dário, Daniel tem um entendimento após consultar as revelações que Deus havia dado ao profeta Jeremias a respeito da duração do cativeiro de Israel. Ao entender que o tempo de cativeiro era de 70 anos, Daniel começa a orar e jejuar para estabelecer uma consciência da vontade de Deus no mundo natural, assim como já estava estabelecida no mundo espiritual. Daniel não duvidou das promessas de Deus, mas sabia que era necessário que a vontade de Deus deveria ser ouvida e aceita por todos, a fim de que no tempo determinado as pessoas em liderança pudessem entender qual era a vontade de Deus. Do verso 4 aos verso 19 lemos umas das mais profundas orações de arrependimento e confissão de pecado nacional feita por um profeta. Ao ouvir as palavras sinceras e ver a contrição do coração de Daniel Deus envia o a varão Gabriel para dar a Daniel entendimento e fazê-lo sábio a respeito das setenta semanas proféticas que estavam estabelecidas sobre o povo de Israel. Daniel durante um período de oração e Jejum recebeu da parte de Deus uma das mais detalhadas profecias a respeito do tempo do fim, começando com a libertação do cativeiro, da vinda do Messias e da consumação do tempo do fim.

Daniel 9:21-24
21sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me ã hora da oblação da tarde.
22Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido.
23No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, pois és muito amado; considera, pois, a palavra e entende a visão.
24Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.



Terceiro Jejum
Daniel 10:1-3
1No ano terceiro de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome se chama Beltessazar, uma palavra verdadeira concernente a um grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e teve entendimento da visão.
2Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras.
3Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.

I-Propósito e resultado do jejum
Receber de Deus a revelação completa relacionada a uma visão de um grande conflito entre nações.

II_ No que consistiu este Jejum?
a- Um período de 3 semanas (21 dias)
b- Daniel se absteve de coisas desejáveis. (comidas de paladar agradável. Doces, recheios, golusemas etc...)
c- Daniel se absteve de carne.
d- Daniel se absteve de vinho.

III_ Resistência para se obter a revelação.

Sempre que alguém se propõe a conhecer a vontade de Deus e estabelecê-la na terra, o reino das trevas se colocará em oposição. Daniel precisou jejuar por um tempo determinado de dias até ver o rompimento no mundo espiritual. Há renhidas batalhas nas regiões celestiais para que se estabeleça a vontade de Deus na Terra. Paulo, consciente destas batalhas ensina nos a vestirmos toda a armadura de Deus para que possamos resistir o dia mau. Ef 6:11-20
12Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.
13Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia

a- Desde o primeiro dia seu propósito foi aceito, mas houve resistência no mundo espiritual para que o anjo de Deus pudesse vir trazer a mensagem a Daniel.
b- O jejum o manteve alerta e concentrado em buscar a Deus.
c- Deus envia arcanjo Miguel para batalhar contra o principado da Pérsia (demônio) para que o anjo mensageiro pudesse realizar sua missão.