Tuesday, October 7, 2008

O Jejum que agrada a Deus

O Jejum que agrada a Deus
Textos basilares
Isáias 58:6,7,10

6- Acaso não é este o jejum que escolhi? Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? 7- Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
10- e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia
Mateus 6:16-18
16-Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 17-Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18-para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

A prática do Jejum é uma atividade espiritual de extrema importância na vida de quem almeja estreitar sua comunhão com Deus e crescer na fé. Por toda a Bíblia encontramos homens e mulheres que se utilizaram desta prática para se tornarem mais sensíveis a voz e orientação divina. Há várias circunstâncias que levaram essas pessoas a buscarem a face de Deus através do Jejum. O jejum não é um fim em sim mesmo. Assim como a oração, a leitura da bíblia, a oferta que entregamos ao senhor, o culto que prestamos a Deus e tantas outras atividades espirituais, o jejum deve ser praticado com entendimento e propósito. Não Devemos jejuar simplesmente para cumprir uma exigência religiosa ou estatutária. O Jejum deve ser mais uma arma disponível no arsenal espiritual do crente a fim de fazê-lo agradável a Deus e mais desperto para a guerra espiritual.

1. Por que Jejuar?

O jejum diz aos nossos corpos, estômagos e apetites que nosso espírito é o responsável pela vida, e pela troca da hora de comer, para ficamos mais próximos de Deus. Quando é exigido por Deus, o jejum traz extras e poderosos benefícios espirituais, Mateus 17:21. Muitos médicos também reconhecem que jejuns regulares também fazem bem ao corpo.

2. O Jejum Necessita De Uma Motivação Correta
Ele não torcerá o braço de Deus para ajudá-lo.
Ele não lhe ajudará a realizar sua própria vontade, isto seria mera greve de fome!
3. Quando Deveríamos Jejuar?
Existem muitas ocasiões na Bíblia quando as pessoas jejuaram sozinhas ou em grupo. Veja alguns exemplo.
1. Ao ouvirem más notícias, Neemias 1:4; II Samuel 1:12
2. Quando familiares, amigos ou pessoas estão doentes, II Samuel 12:16, Salmo 35:13.
3. Em tempos de luto, I Samuel 31:13; II Samuel 3:35.
4. Em perigo, Ester 4:16, Daniel 6:18. Atos 27:33-34
5. Em ameaça de desastre nacional, Juízes 20:26; II Crônicas 20:3. Joel 1:14; 2:12-15
6. Em tempo de ameaça de julgamento, Jeremias 36:9, Jonas 3:5-10
7. Antes de uma viagem, Esdras 8:21-23
8. Na confissão pública de pecados, Neemias 9:1-2, I Samuel 7:6.
9. No arrependimento pessoal, I Reis 21:27-29, Esdras 10:6
10. Na intercessão, Daniel 9:3
11. Em resposta a uma revelação de Deus, Daniel 10:1-3, Atos 9:9
12. Ao ordenar ou enviar ministros, Atos 13:3, 14:23
13. Para estar mais forte espiritualmente ante a batalhas espirituais. MT 17:21

4. O Que Devemos Fazer Em Um Jejum?

Orar
Daniel 9:3, “Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.”
Neemias 1:4 “Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,”
Atos 13:3 “Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram”

Humilhar
Deuteronômio 9:18; “18Prostrei-me perante o Senhor, como antes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar a ira”
Neemias 9:1 “Ora, no dia vinte e quatro desse mês, se ajuntaram os filhos de Israel em jejum, vestidos de sacos e com terra sobre as cabeças.”
Ler as Escrituras
Jeremias 36:6. “Entra pois tu e, pelo rolo que escreveste enquanto eu ditava, lê as palavras do Senhor aos ouvidos do povo, na casa do Senhor, no dia de jejum; e também as lerás aos ouvidos de todo o Judá que vem das suas cidades”.

5. Tipos Diferentes de Jejuns
Em extremas circunstâncias Moisés, Elias e Jesus jejuaram por 40 dias. Êxodo 24:18, I Reis 19:8, Mateus 4:1-2. Normalmente deveríamos sempre beber líquidos extra e raramente jejuar sem água. Podemos também jejuar de coisas doces e guloseimas. Daniel orou assim por três semanas, Daniel 10:2-3. Faremos bem jejuarmos regularmente da TV, dos esportes e de relações conjugais (com consentimento mutuo) , para buscarmos mais a Deus. I Coríntios 7:5. Assim como Davi, os discípulos de João, Ana, Paulo e Cornélio, algumas pessoas têm o jejum como um estilo de vida. Veja Salmo 109:24; 69:10; Mateus 9:14; Lucas 2:37; Atos 10:30; 13:3, 14:23; II Coríntios 11:27.

6. Que Tipo de Jejum Agrada A Deus?
Isáias 58:6,7,10
6Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? 7Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? 8Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. 9Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; 10e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. 11O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham. 12E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar.
Ele nos pede para recusarmos a nós mesmos e para:
1- Soltarmos as correntes da injustiça.
2- Desatarmos as cordas do jugo,
3- Satisfazermos as necessidades dos oprimidos.
4- Quebrarmos todos os jugos.
5- Compartilharmos nossa comida com o faminto.
6- Provermos abrigo para os desabrigados.
7- Cobrirmos aos desnudos.
8- Ajudarmos nossa própria carne e sangue.
9- Acabarmos com o jugo da opressão.
10- Não apontarmos o dedo ou termos conversas maldosas.

Este tipo de jejum transforma o mundo, porém produz tremendas exigências espirituais, emocionais e materiais, mas veja por si mesmo como Deus promete manter miraculosamente aqueles que ousam negar a si mesmo, e viver em nome dos pobres e dos oprimidos.

1-A tua luz romperá como a alva.
2- A tua cura apressadamente brotará.
3- A tua justiça irá adiante de ti.
4- A glória do Senhor será a tua retaguarda.
5- Clamarás, e o Senhor te responderá.
6- Gritarás e Ele dirá: Eis-me aqui.
7- A tua luz nascerá nas trevas.
8- A tua escuridão será como o meio-dia.
9- O Senhor te guiará continuamente.
10 - Ele fartará a tua alma em lugares áridos.
11- Ele fortificará os teus ossos.
12- Serás como um jardim regado.
13- Serás um manancial, cujas águas nunca faltam.
14- Os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas.
15- Chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.


Veja também Zacarias 7:8; 8:16-19

Mateus 6:16-18
16-Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 17-Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18-para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Atitudes durante o Jejum

1- Não se mostrar contristado ( triste, abatido)
2- Não se mostrar que estás jejuando com a finalidade de mostrar mais espiritual que os outros.
3- Mostre a alegria espontânea proveniente de um momento de maior separação para Deus.
4- Faça seu Jejum voltado para Deus e não aos homens
5- Receba a recompensa com ação de graça.


Faça do Jejum uma prática e estilo de vida que o ajudará a alçar vôos mais altos na presença de Deus e colha os benefícios de uma vida consagrada ao louvor e glória de Deus.