Saturday, April 12, 2008

O profeta Irado

O profeta irado

Quantas vezes ouvi a história do profeta que fugiu da presença de Deus e de uma ordem divinamente para ir a uma cidade impenitente e proclamar contra ela o seu pecado. A história de Jonas talvez, seja a mais ensinada e encenada nas escolas dominicais, contudo traz em si lições extremamente importantes que ainda passam despercebidas da maioria dos crentes. A história desse homem expõe o caráter da justiça e do amor de Deus pelas pessoas, ainda que elas sejam totalmente alheias aos códigos de éticas de homens e mulheres que foram expostos aos padrões de conduta e moral da lei divina.
Gostaria, contudo, de apontar dentro dessa história o aspecto da ira humana contra Deus quando não compreendemos O seu plano .A razão de alguém se irar contra outro alguém é muitas vezes em virtude de uma incompreensão, ou uma ofensa, ou descontentamento, e assim por diante, mas a causa da ira de Jonas, a ponto dele pedir a Deus que tirasse sua vida, foi justamente por um motivo incomum de se irar contra alguém, especialmente se esse alguém é o próprio Deus.

“Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado” Jn 4:1

Jonas explica a causa de sua ira, “Ah, Senhor! Não foi esta a minha palavra, estando ainda em terra? Por isso que me preveni, fugindo para Tarsis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal”V.2
O profeta se irou com a revelação de quem Deus é em essência. Deus é tudo isso que ele disse a cima e muito mais. O problema de muitos de nós é medirmos as pessoas pela ótica da nossa própria justiça. Jonas conhecia a crueldade dos habitantes de Nínive, por isso ao tomar conhecimento de que o pecado deles havia chegado ao trono de Deus e Ele estava pronto pra derramar sobre o pecado daquela cidade o cálice de Suas ira, Jonas se posicionou contra a instrução que ele recebeu de Deus como alguém que iria adverti-la a respeito de sua maldade. Jonas, porém, conhecia o coração do Deus que havia lhe chamado para ser profeta. Ele sabia da capacidade desse Deus de apagar a maldade de qualquer um que se arrepende genuinamente de sua transgressão e aceita o Seu perdão. Jonas queria que o juízo de Deus viesse sobre aquela cidade e que todos fossem destruídos, no entanto a mensagem de juízo possivelmente traria arrependimento e a ira de Deus seria apaziguada por aquela atitude dos habitantes de Niníve. O profeta não queria que fosse esse o resultado de sua pregação. A mensagem era de juízo e ele queria ver o juízo!
A ira do profeta consistiu em não alinhar a sua justiça pessoal com a justiça de Deus. A bíblia diz que a justiça humana é semelhante a trapos de imundícia e que o homem não tem pensamentos tão elevados como o Senhor. As vezes esperamos o juízo de Deus e o que vêm é o livramento, as vezes cremos que haverá livramento e experimentamos o juízo. Essa falsa expectativa tem colocado muita gente “boa” irada com Deus, mas a verdade é que Deus sempre mostrará em meio as circunstancias o seu caráter de amor e justiça que não lhe causa nenhuma confusão na hora de sua execução. Todo ato de justiça de Deus está entrelaçado ao Seu amor e Seu amor gera atos perfeitos de justiça. Busquemos o coração de Deus para que a nossa ira (leia-se falta de alinhamento com a vontade divina) não venha acompanhada de atitudes que nos levem para Tarsis ao invés de Niníve ou seja para longe da vontade e presença de Deus.

Deus te abençoe
Pr. Victor Ornelas