Thursday, February 12, 2009

Série - Alcançando um coração perfeito - Primeira parte - Coração corajoso como de um guerreiro


Alcançado um coração Perfeito

O Coração corajoso
(PARTE 1)


Deus busca virtudes em nossos corações. Ele espera que sejamos participantes de Sua obra e se relaciona conosco nos fazendo perceber Sua vontade para nossa vida, bem como nos leva a ser transformado por Seu caráter de amor em pessoas que realizarão Seus sonhos e planos para a geração com a qual convivemos.

I - Definindo “coragem” O que é ser corajoso? Quais são as pessoas que manifestam esta virtude em sua Vida?

a- Coragem :
1 qualidade de quem não tem medo ( dicionário free online)
A coragem é o oposto da cobardia.
2 força para fazer algo ( dicionário free online)
ter a coragem de dizer o que se pensa
ter coragem para enfrentar dificuldades

b- Coragem
Wikipedia Português - A enciclopédia livre
Coragem é a habilidade de confrontar o medo a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação. Pode ser dividida em "coragem física" e "coragem moral". O homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante.

II_ Por que precisamos de um coração corajoso?

II A _ A Coragem é uma virtude do coração que precisamos, pois ela fortalece a Fé.

Deuteronômio 31:6
Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará.

1- não temas – medo ( da guerra,lutar só, da ferocidade do inimigo, do perigo)
2- nem atemorize ( intimidação, da posição natural em relação ao seu problema)
3- diante deles – ( realidade de um problema)

4- Porque o Senhor vosso Deus é quem vai conosco – ( Pela fé temos a convicção de que Deus nos assiste)

5- -Não vos deixará – ( a coragem nos ajuda a confiar na fidelidade da presença de Deus)

6- Nem vos desamparará – ( a coragem nos ajuda a crer que Deus não vira as costas pra nós nos momento de aflição.


II B – A coragem é uma virtude do coração que nos faz herdar as promessas de Deus.

Deuteronômio 31:23
E ordenou o Senhor a Josué, filho de Num, dizendo: sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, com juramento, lhes prometi; e eu serei contigo.

1- porque tu introduzirá os filhos de Israel... ( A coragem contribui para que façamos a nossa parte em relação aos planos de Deus)
2- com juramento, lhes prometi ... ( a coragem nos faz apoderar das promessas)


II C - A coragem é a virtude do coração que mede a temperatura do seu “ânimo”. Js 5:1

ânimo = vontade, desejo de fazer algo. (lat animu/ alma)

2 Samuel 10:12
Tem bom ânimo, e sejamos corajosos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso Deus; e faça o Senhor o que bem lhe parecer.
2 Crônicas 32:7
Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele.
Colossenses 2:2
para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo,

III – Como receber coragem como virtude de Coração.

Exemplos da vida de Gideão Jz 6


Contexto : Por causa da rebeldia do povo de Israel em obedecer sua vontade e se ver livre dos problemas, o Senhor permite que durante um período de sete anos os Medianitas e os Amalequitas viessem a Terra “prometida” e saqueasse os alimentos, as provisões, as lavouras do povo. O povo de Deus que deveria estar gozando da tranqüilidade e da paz, agora se via nos esconderijos, nas montanhas e nas cavernas. Em outras palavras, o medo estava reinando em seus corações, em conseqüência, ninguém estava com ânimo de resistir os inimigos. Como conseqüência desses constantes ataques, não apenas o ânimo do povo estava abatido, mas o povo começou a sofrer perdas materiais, físicas e psicológicas, sintomas comuns dos que sofrem da síndrome do pânico e do desanimo. Jz 6:1-6

III A– Para ser receber “coragem como virtude de coração” precisamos clamar a Deus em nosso contexto de desânimo e perdas.

Jz 6: 6-8 6Assim Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. 7E sucedeu que, clamando eles ao Senhor por causa dos midianitas, 8enviou-lhes o Senhor um profeta,
O clamor abre a BOCA de Deus para sua Voz profética = Sl 29: 4-9
III B- Para se receber a coragem como virtude de coração precisamos ouvir “a Palavra Profética de Deus”. Deus tem RHEMA – Uma Palavra revelada para a nossa circunstância.
Jz 6:7-8 E sucedeu que, clamando eles ao Senhor por causa dos midianitas, 8enviou-lhes o Senhor um profeta, que lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel
a- Deus nos lembra de onde Ele nos Tirou. v. 8
b- Deus nos lembra o que Ele já fez em nosso favor. V.9
c- Deus nos exorta a no manter em Sua presença pela obediência. V.10
d- Deus nos corrige em nossos erros.v.10
e- Deus age a nosso favor quando nos arrependemos e nos voltamos para Ele.
A palavra profética traz a manifestação da Provisão Divina. GN 1:13 (ordem – desordem – reordem) Palavra = CRIA, Recria.

III C – Para receber um coração corajoso precisamos aceitar a provisão de Deus em nos o encorajar.
1- Deus escolheu Gideão para liderar seu povo rumo a restituição de suas promessas. Deus sempre usa alguém.
12Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso. 13Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã. 14Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu? Deus chama corajosos ... “O Senhor é contigo, ó homem valoroso(homem valente)”
III D -Deus não chama homens tímidos, mas corajosos a lutarem com Ele primeiro.
a- Vencendo a Dúvida do chamado de Deus.A dúvida é a grande causadora do desânimo – “Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito”
b- Vencendo o medo da circunstância. “Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Mídia”
c- Vencendo o seu “eu” para estabelecer a vontade do “EU Sou”. “Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?”
“Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai”.
d- Sendo vencindo pelo poder encorajador de Deus.
1- Deus fala conosco – “Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem.”
2- Deus fica conosco até o medo da chamada ser transformada em paz de espírito – v.17-24 “24Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e lhe chamou Jeová-Salom; e ainda até o dia de hoje está o altar em Ofra dos abiezritas”.

IV_ A coragem nos leva a Fazer a Vontade Daquele que nos Chamou.
a- Coragem para renunciar-se a si mesmo.
b- Coragem para renunciar ao pecado.
c- Coragem destruir os altares a deuses falsos de nossa vida.
d- Coragem para romper com tradições que nos alienem a fazer a vontade de Deus.
e- Coragem para obedecer as instruções divinas para sermos vitoriosos nas nossas guerras e o glorifica com Deus.
f- Coragem para liderar pessoas nos moldes divinos de coragem.
g- Coragem para ser vitorioso segundo as armas de Deus e não as nossas ou as do mundo.
Deus te conceda um coração corajoso diante dos muitos midianitas e amelequitas modernos. Que o Senhor seja a sua força e te faça mais do que vencedor. No Entanto, aceite o chamado de Deus e ouça o testemunho da Palavra de Deus que Diz, “esforça-te e tenha bom ânimo”.

Pr. Victor Ornelas
emaildabencao@yahoo.com
(envie seu comentário se assim você desejar)