Tuesday, January 29, 2008

PARA LER E REFLETIR... ao pé da cruz, os pés de Jesus!


Ao pé da cruz, os pés de Jesus!


Certa vez ouvi um testemunho a respeito de um missionário que ficou conhecido pelos pés. Conta se que este missionário andava tanto em suas empreitadas evangelísticas a ponto de bolhas de sangue estourar em seus pés tornando o conhecido como o homem dos pés sangrentos. Li também um livro de autoria dupla, sendo que um dos autores narrava suas próprias experiências de como testemunhou a milhares de vidas sobre Cristo lavando pés, não os próprios, mas de pessoas desconhecidas em vários continentes onde o Senhor o levou. Com uma bacia e uma toalha sua mensagem buscava tornar limpo o coração de milhares de vidas assim como ele fazia com os pés dos transeuntes.
Essas duas histórias, que têm pés com elo em comum, me fizeram refletir sobre a riqueza da Palavra de Deus quando faz menção aos pés. Achei o salmista Davi e o profeta Habacuque declarando que o Senhor tornaria os seus pés como os das corças e eles andariam em lugares altos.Creio que eles buscavam um caminhar firme na presença de Deus. Encontrei Rute a moabita aos pés de Boaz recebendo seu resgate e se tornando parte da linhagem real do Messias. Acredito que aquela atitude de obediência a voz de sua sogra Noemi que lhe apontou para os pés de Boaz que era o seu resgatador por direito fez de Rute uma das mais bem aventuradas mulheres da Terra. O que dizer da mulher pecadora que se atirou aos pés de Jesus na casa de Simão o leproso tornando-se tema da pregação daquele culto e saindo justificada e ainda com o testemunho de alguém que muito amou. Encontro na bíblia sagrada registros de pés formosos como os dos os daqueles que anunciam as boas novas. Encontro também pés não tão formosos, mas coxos! No entanto ao serem colocados junto a porta "Formosa" do templo receberam a palavra da fé que os curaram e aquele milagre os fizeram mais formosos do que a formosura da porta. Porém, foi ao pé da cruz, onde avistei os pés mais lindos! Ali Estavam as Marias, adoradoras fieis, o discípulo amado, o amigo de todas as horas, soldados romanos, sistemas e religiões, malfeitores crucificados ao seu lado, homens que tem a oportunidade de fazerem a escolha entre a vida e morte, e outros que assistiam o que para eles eram apenas a execução de mais um pecador, representantes de uma sociedade alienada aos planos e propósitos de Deus. Na verdade ali estava microscopicamente a raça humana simbolizada por esses grupos diante daquela cruz.
O que se vê naquela cruz na verdade, são os pés sagrados e sangrados do homem que lavou os pés dos seus discípulos ensinando lhes a mais preciosa de todas as lições, que verdadeiramente o amor é forte como a morte. Ao pé da cruz vi o calcanhar ferido de Jesus, mas debaixo de seus pés vi esmagada a cabeça da serpente! Ao pé da cruz vi as manchas dos meus pecados, mas ao pé da cruz reconheci aqueles pés que por mim foram transpassados.
Hoje entendo a atitude daqueles dois missionários. Eles se dispuseram fazer algo que demonstrasse, com efeito, o fato de que ao pé da cruz a visão dos pés sangrados de Jesus tem o poder para nos perdoar e lavar.

PR. Victor Ornelas