Wednesday, October 8, 2008

Os três jejuns de Daniel

Os 3 Jejuns de Daniel

Há três episódios no livro de Daniel que mostram a prática de orar e jejuar do profeta. Muitos têm se utilizado do estilo de vida de oração e jejum do profeta para melhor se relacionarem com Deus. Vermos estes dois textos para nos embasar biblicamente a respeito desse tipo de jejum e então ofereceremos a Deus no período entre o dia 11 de outubro ao dia 31 de outubro um jejum parcial a fim de nos fortalecermos no Senhor para uma noite de vigília de oração intercessória pela igreja e pela nação Americana no dia do haloween.

Daniel 1:5-20
5E o rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos; para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
6Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
7Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego.
8Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
9Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
10E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois veria ele os vossos rostos mais abatidos do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.
11Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia posto sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
12Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.
13Então se examine na tua presença o nosso semblante e o dos jovens que comem das iguarias reais; e conforme vires procederás para com os teus servos.
14Assim ele lhes atendeu o pedido, e os experimentou dez dias.
15E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais.
16Pelo que o despenseiro lhes tirou as iguarias e o vinho que deviam beber, e lhes dava legumes.
17Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos.
18E ao fim dos dias, depois dos quais o rei tinha ordenado que fossem apresentados, o chefe dos eunucos os apresentou diante de Nabucodonozor.
19Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei.
20E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.

Primeiro Jejum
Daniel 1:8
Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

I_ O propósito do Jejum de Daniel e dos três jovens judeus.

A – Santificação pessoal - O quatros jovens judeus eram fiéis aos mandamentos e aos preceitos alimentares da lei de Deus. Havia alimentos consumidos pelo rei de Babilônia que certamente eram proibidos aos israelitas.
Juízes 13:4Agora pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura;
Juízes 13:7porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho. Agora pois, não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa impura; porque o menino sera nazireu de Deus, desde o ventre de sua mãe até o dia da sua morte.Juízes
B- Busca de maior desempenho espiritual – Daniel e seus companheiros eram acostumados a buscar a Deus e receber revelações através de uma vida disciplinada em atividades espirituais.
Daniel 1:19,20
19Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei. 20E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.

II_ No que consistiu o esse Jejum.
a- Abstinência das iguarias ( coisas deleitosas ao paladar)
b- Abstinência do vinho.
c- Abstinênia de carne.
d- Legumes e verduras
e- Águas

A bíblia não é clara se Daniel e seu companheiros assumiram esse tipo de Jejum por todos os três anos, mas com certeza eles não se contaminaram com os alimentos impuros. Este jejum durou com legumes e água durou pelo menos 10 dias.

III_ Resultado desse Jejum
A- Daniel e seus companheiros se mantiveram fiéis ao Senhor
B- Daniel e seus companheiros receberam favor do capitão da guarda para se manterem fiéis a Deus em terra estranha.
C- Daniel e seus companheiros sobressaíram a todos os demais sábios de seu tempo.

Segundo Jejum
Daniel 9:3“Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.”

Daniel 9:1-3
1No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus.
2no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
3Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

1- O Propósito e resulatado do Jejum.
Daniel estava cativo em Babilônia juntamente com a elite israelita que havia sida levada para lá nos dias de Nabucodonosor. Anos haviam se passado e agora no primeiro ano do reinado de Dário, Daniel tem um entendimento após consultar as revelações que Deus havia dado ao profeta Jeremias a respeito da duração do cativeiro de Israel. Ao entender que o tempo de cativeiro era de 70 anos, Daniel começa a orar e jejuar para estabelecer uma consciência da vontade de Deus no mundo natural, assim como já estava estabelecida no mundo espiritual. Daniel não duvidou das promessas de Deus, mas sabia que era necessário que a vontade de Deus deveria ser ouvida e aceita por todos, a fim de que no tempo determinado as pessoas em liderança pudessem entender qual era a vontade de Deus. Do verso 4 aos verso 19 lemos umas das mais profundas orações de arrependimento e confissão de pecado nacional feita por um profeta. Ao ouvir as palavras sinceras e ver a contrição do coração de Daniel Deus envia o a varão Gabriel para dar a Daniel entendimento e fazê-lo sábio a respeito das setenta semanas proféticas que estavam estabelecidas sobre o povo de Israel. Daniel durante um período de oração e Jejum recebeu da parte de Deus uma das mais detalhadas profecias a respeito do tempo do fim, começando com a libertação do cativeiro, da vinda do Messias e da consumação do tempo do fim.

Daniel 9:21-24
21sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me ã hora da oblação da tarde.
22Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido.
23No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, pois és muito amado; considera, pois, a palavra e entende a visão.
24Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.



Terceiro Jejum
Daniel 10:1-3
1No ano terceiro de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome se chama Beltessazar, uma palavra verdadeira concernente a um grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e teve entendimento da visão.
2Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras.
3Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.

I-Propósito e resultado do jejum
Receber de Deus a revelação completa relacionada a uma visão de um grande conflito entre nações.

II_ No que consistiu este Jejum?
a- Um período de 3 semanas (21 dias)
b- Daniel se absteve de coisas desejáveis. (comidas de paladar agradável. Doces, recheios, golusemas etc...)
c- Daniel se absteve de carne.
d- Daniel se absteve de vinho.

III_ Resistência para se obter a revelação.

Sempre que alguém se propõe a conhecer a vontade de Deus e estabelecê-la na terra, o reino das trevas se colocará em oposição. Daniel precisou jejuar por um tempo determinado de dias até ver o rompimento no mundo espiritual. Há renhidas batalhas nas regiões celestiais para que se estabeleça a vontade de Deus na Terra. Paulo, consciente destas batalhas ensina nos a vestirmos toda a armadura de Deus para que possamos resistir o dia mau. Ef 6:11-20
12Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.
13Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia

a- Desde o primeiro dia seu propósito foi aceito, mas houve resistência no mundo espiritual para que o anjo de Deus pudesse vir trazer a mensagem a Daniel.
b- O jejum o manteve alerta e concentrado em buscar a Deus.
c- Deus envia arcanjo Miguel para batalhar contra o principado da Pérsia (demônio) para que o anjo mensageiro pudesse realizar sua missão.









Tuesday, October 7, 2008

O Jejum que agrada a Deus

O Jejum que agrada a Deus
Textos basilares
Isáias 58:6,7,10

6- Acaso não é este o jejum que escolhi? Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? 7- Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
10- e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia
Mateus 6:16-18
16-Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 17-Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18-para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

A prática do Jejum é uma atividade espiritual de extrema importância na vida de quem almeja estreitar sua comunhão com Deus e crescer na fé. Por toda a Bíblia encontramos homens e mulheres que se utilizaram desta prática para se tornarem mais sensíveis a voz e orientação divina. Há várias circunstâncias que levaram essas pessoas a buscarem a face de Deus através do Jejum. O jejum não é um fim em sim mesmo. Assim como a oração, a leitura da bíblia, a oferta que entregamos ao senhor, o culto que prestamos a Deus e tantas outras atividades espirituais, o jejum deve ser praticado com entendimento e propósito. Não Devemos jejuar simplesmente para cumprir uma exigência religiosa ou estatutária. O Jejum deve ser mais uma arma disponível no arsenal espiritual do crente a fim de fazê-lo agradável a Deus e mais desperto para a guerra espiritual.

1. Por que Jejuar?

O jejum diz aos nossos corpos, estômagos e apetites que nosso espírito é o responsável pela vida, e pela troca da hora de comer, para ficamos mais próximos de Deus. Quando é exigido por Deus, o jejum traz extras e poderosos benefícios espirituais, Mateus 17:21. Muitos médicos também reconhecem que jejuns regulares também fazem bem ao corpo.

2. O Jejum Necessita De Uma Motivação Correta
Ele não torcerá o braço de Deus para ajudá-lo.
Ele não lhe ajudará a realizar sua própria vontade, isto seria mera greve de fome!
3. Quando Deveríamos Jejuar?
Existem muitas ocasiões na Bíblia quando as pessoas jejuaram sozinhas ou em grupo. Veja alguns exemplo.
1. Ao ouvirem más notícias, Neemias 1:4; II Samuel 1:12
2. Quando familiares, amigos ou pessoas estão doentes, II Samuel 12:16, Salmo 35:13.
3. Em tempos de luto, I Samuel 31:13; II Samuel 3:35.
4. Em perigo, Ester 4:16, Daniel 6:18. Atos 27:33-34
5. Em ameaça de desastre nacional, Juízes 20:26; II Crônicas 20:3. Joel 1:14; 2:12-15
6. Em tempo de ameaça de julgamento, Jeremias 36:9, Jonas 3:5-10
7. Antes de uma viagem, Esdras 8:21-23
8. Na confissão pública de pecados, Neemias 9:1-2, I Samuel 7:6.
9. No arrependimento pessoal, I Reis 21:27-29, Esdras 10:6
10. Na intercessão, Daniel 9:3
11. Em resposta a uma revelação de Deus, Daniel 10:1-3, Atos 9:9
12. Ao ordenar ou enviar ministros, Atos 13:3, 14:23
13. Para estar mais forte espiritualmente ante a batalhas espirituais. MT 17:21

4. O Que Devemos Fazer Em Um Jejum?

Orar
Daniel 9:3, “Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.”
Neemias 1:4 “Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,”
Atos 13:3 “Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram”

Humilhar
Deuteronômio 9:18; “18Prostrei-me perante o Senhor, como antes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar a ira”
Neemias 9:1 “Ora, no dia vinte e quatro desse mês, se ajuntaram os filhos de Israel em jejum, vestidos de sacos e com terra sobre as cabeças.”
Ler as Escrituras
Jeremias 36:6. “Entra pois tu e, pelo rolo que escreveste enquanto eu ditava, lê as palavras do Senhor aos ouvidos do povo, na casa do Senhor, no dia de jejum; e também as lerás aos ouvidos de todo o Judá que vem das suas cidades”.

5. Tipos Diferentes de Jejuns
Em extremas circunstâncias Moisés, Elias e Jesus jejuaram por 40 dias. Êxodo 24:18, I Reis 19:8, Mateus 4:1-2. Normalmente deveríamos sempre beber líquidos extra e raramente jejuar sem água. Podemos também jejuar de coisas doces e guloseimas. Daniel orou assim por três semanas, Daniel 10:2-3. Faremos bem jejuarmos regularmente da TV, dos esportes e de relações conjugais (com consentimento mutuo) , para buscarmos mais a Deus. I Coríntios 7:5. Assim como Davi, os discípulos de João, Ana, Paulo e Cornélio, algumas pessoas têm o jejum como um estilo de vida. Veja Salmo 109:24; 69:10; Mateus 9:14; Lucas 2:37; Atos 10:30; 13:3, 14:23; II Coríntios 11:27.

6. Que Tipo de Jejum Agrada A Deus?
Isáias 58:6,7,10
6Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? 7Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? 8Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. 9Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; 10e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. 11O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham. 12E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar.
Ele nos pede para recusarmos a nós mesmos e para:
1- Soltarmos as correntes da injustiça.
2- Desatarmos as cordas do jugo,
3- Satisfazermos as necessidades dos oprimidos.
4- Quebrarmos todos os jugos.
5- Compartilharmos nossa comida com o faminto.
6- Provermos abrigo para os desabrigados.
7- Cobrirmos aos desnudos.
8- Ajudarmos nossa própria carne e sangue.
9- Acabarmos com o jugo da opressão.
10- Não apontarmos o dedo ou termos conversas maldosas.

Este tipo de jejum transforma o mundo, porém produz tremendas exigências espirituais, emocionais e materiais, mas veja por si mesmo como Deus promete manter miraculosamente aqueles que ousam negar a si mesmo, e viver em nome dos pobres e dos oprimidos.

1-A tua luz romperá como a alva.
2- A tua cura apressadamente brotará.
3- A tua justiça irá adiante de ti.
4- A glória do Senhor será a tua retaguarda.
5- Clamarás, e o Senhor te responderá.
6- Gritarás e Ele dirá: Eis-me aqui.
7- A tua luz nascerá nas trevas.
8- A tua escuridão será como o meio-dia.
9- O Senhor te guiará continuamente.
10 - Ele fartará a tua alma em lugares áridos.
11- Ele fortificará os teus ossos.
12- Serás como um jardim regado.
13- Serás um manancial, cujas águas nunca faltam.
14- Os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas.
15- Chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.


Veja também Zacarias 7:8; 8:16-19

Mateus 6:16-18
16-Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 17-Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18-para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Atitudes durante o Jejum

1- Não se mostrar contristado ( triste, abatido)
2- Não se mostrar que estás jejuando com a finalidade de mostrar mais espiritual que os outros.
3- Mostre a alegria espontânea proveniente de um momento de maior separação para Deus.
4- Faça seu Jejum voltado para Deus e não aos homens
5- Receba a recompensa com ação de graça.


Faça do Jejum uma prática e estilo de vida que o ajudará a alçar vôos mais altos na presença de Deus e colha os benefícios de uma vida consagrada ao louvor e glória de Deus.

Vestindo Toda Armadura de Deus - Campanha - 7 Segundas-feiras - Out 6 - Nov 17

Saturday, October 4, 2008

Nova programação de cultos aos Domingos - Horário de inverno


A paz do senhor a todos os nossos irmãos,
Estamos entrando naquela prolongada estação friazinha - Outono/inverno. Os dias começam a ficar mais curtos e o frio chega devagar, e derepente, fica...
Como as crianças já estão de volta as aulas e aqueles passeios de domingo de verão são agora apenas lembranças, mudaremos o nosso horário de culto aos Domingos. Pequenas mudanças.

Segue a programação dos cultos:

Domingo
EBD 9:00 am - 10:15am
Breakfast - 10:20 am 10:50 am
Culto da família - 11:00 am - 12:30 pm
Culto da rede JOvem - 7:30 - 9:00pm

Segunda - Feira
Culto de campanha (inicio da Campanha - Vestindo tota armadura de Deus- sete semanas
7:30pm - 9:30 pm

Terça- feira
Culto na igreja SEDE - 8:00 pm - 10:00pm

Quarta - feira
A igreja no lar - (culto e vários lares 8:00pm - 9:00pm)

Quinta - feira
Culto de pequenos gruopos (em breve estaremos dando mais detalhes)
7:30 pm - 9:30 pm


Sexta - Feira
reunião de oração e instrução (departamento feminino)7:00 pm - 8:00 pm

Esperamos por você em breve.
11 Main street, Peabody - Ma
617 785 22025
http://www.wrcpeabody.blogspot.com/





Pr. Victor Ornelas