Saturday, March 29, 2008

Jantar de Confraternização - Hoje a partir das 7:30 Pm

Amados Irmãos a paz do Senhor,


Que alegria!

Quanta gente envolvida nas preparações para o nosso jantar essa noite. Quero desde de Já agradecer a você que fez e está fazendo algo para proporcionar esse momento especial em nossa congregação. Comer junto é algo que nos faz sentir bem em família. Todas as refeições são motivo de louvarmos a Deus pela provisão do pão de cada dia por isso considero este momento especial, pois teremos o prazer de nos assentarmos juntos para complartilhar das bençãos de Deus em nossas vidas. Quero que você saíba da minha gratidão por você fazer parte de minha história e da história dessa igreja.

Lembramos aos irmãos que será sorteado no final do Jantar um laptop novinho. Espero que você seja o abençoado e felizardo que irá ganhar.

Ainda há tempo para você participar desse jantar. Aquira já seu ingresso e venha estar conosco.


Até mais tarde.

a paz


Pr. Victor Ornelas

Saturday, March 22, 2008

Feliz Páscoa


Elementos altamente nutritivos
Para celebrarmos a Páscoa

Muitos celebrarão a páscoa neste final de semana e fartamente se alimentarão das “delícias” que a festividade lhes oferece. Não obstante sabermos que o que mundo celebra como páscoa nada tem a haver com o verdadeiro sentido da celebração, tanto para com os da velha, como os da nova aliança. No velho testamento lemos sobre como o Senhor tirou seu povo da opressão em que vivia na terra do Egito. Jeová enviou seu servo Moisés para instruí-los sobre a Sua vontade e o usou com poder e maravilhas a fim de preparar o povo a herdar uma terra prometida. Sabemos que a páscoa se deu justamente com a última das pragas. A praga que traria morte (juízo) sobre todas as casas que não houvesse nos umbrais de suas portas a marca de sangue de um cordeiro que deveria ser imolado, sangrado e posteriormente comido pela família que o sacrificou. A ordem era colocar nos portais das portas parte daquele sangue, como sinal, pois o anjo da morte passaria e levaria consigo todo o primogênito da casa que o sinal estivesse ausente. A palavra páscoa em hebraico é “pasaq”. Essa palavra significa passagem, passar por cima, dando a entender que onde houvesse o sinal do sangue a morte passaria por cima e não poderia clamar para si qualquer vida. Mais tarde Deus instituiu essa data como uma festa de celebração que deveria ser repetida todos os anos para seu povo lembrasse o livramento que tiveram e de sua saída da casa da opressão. Até hoje Judeus ortodoxos celebram esta festividade. Todavia para a igreja a páscoa é algo de tem o mais profundo sentido. Foi justamente durante a celebração da páscoa que o nosso Senhor Jesus Cristo foi imolado para servir de sacrifício perfeito e seu sangue derramado para marcar nossas vidas com a marca da redenção e livramento da morte. Sabemos que o salário do pecado é a morte, e a morte clama por seu pagamento todos os dias. Todavia, naquela páscoa que Jesus comeu com os seus discípulos, ele mesmo disse que estava ansioso para celebrar aquela páscoa com eles, pois ali ele instituiria novos elementos no cardápio da páscoa. Sim, todas as páscoas havia o cordeiro assado, ervas amarga e pães sem fermento. Cada qual com sua simbologia que apontava para o Cristo e seu sofrimento e conseqüentemente para nós o seu povo. O cordeiro representava o próprio Senhor Jesus que seria morto por nossos pecados, as erva amargas, o sofrimento que ele iria experimentar e o sofrimento do povo durante os anos de opressão, e os pães asmos significa uma vida pura de pecado. Porém, Jesus oferece aos discípulos pão e vinho. A páscoa foi um momento de estabelecimento de uma nova aliança do corpo e do sangue de Jesus. Ele celebrou a primeira ceia em sua ultima páscoa como homem na Terra estabelecendo um sentido todo especial para a sua igreja. Jesus é a nossa páscoa. Ele foi morto para que pelo Seu sangue nós tenhamos a vida. Ele ressuscitou para garantir para a nós a excelência da nova aliança de seu corpo e sangue.
Nessa páscoa, ao invés de chocolate e guloseimas, coma do Cordeiro Jesus, o pão da vida e do vinho, que é o sangue que nos purifica de todo fermento de pecado.
Feliz Páscoa.
Pr. Victor Ornelas

Wednesday, March 19, 2008

vem e vê - ler e refletir


Vem e vê

Minha alma tem se encontrado em um grande dilema nestes últimos dias com a seguinte questão: Se é um privilégio muito grande termos o sentido físico da visão, por que é que fechamos os nossos olhos para não vermos as “desgraças” e as misérias que nos circulam e nos rodeiam?
Escrevo isso porque ainda essa semana eu estava preparando um vídeo para mostrar na congregação durante nosso culto missionário algumas imagens a cerca da obra missionária quando, der repente, deparei-me com uma foto na tela do meu computador que me colocou na situação de rejeitar a benção da visão. Que vergonha! Eu não quis que aquela imagem me confrontasse, então, simplesmente a ignorei em minha mente, fiz de conta que ela era apenas mais uma imagem do dia infeliz de algum ser humano no planeta Terra. Diga se de passagem, quem não tem problema? Quando menos esperei, minha mente já havia me dado razões o suficiente para não insistir em buscar razões para ver aquela imagem, ou colocá-la no vídeo que eu estava preparando. Além do mais, não queria que os irmãos da igreja se sentissem impressionados e pressionados com aquela imagem, pois em culto missionário geralmente se pede uma contribuição financeira para o trabalho de missões. Minha mente, então, me convenceu que não era uma boa idéia ser tão apelativo. Bem!
Talvez você já a tenha visto também, pois essa não foi a única vez que vi essa imagem. Um menino africano, completamente nu, esquelético, não mais do que 6 anos de idade, com uma pavorosa expressão em sua face de que estava experimentado uma forte dose de dor, sua movimentação era de quatro como se fosse um quadrúpede por lhe faltar força para caminhar, sua guerra interior, creio eu, naquele momento era em expulsar de sua volta a morte que o cercava, pois até um abutre já estava a sua espreita esperando seu último respiro. Aprendi mais tarde que aquela foto foi a última imagem daquele cinegrafista que ao contemplar aquela miséria, não suportou a sua própria e suicidou se. Ver ou não ver, eis a questão!
Imagens como essa passa “despercebida” por milhares de olhos sadios diariamente. Olhos que vêm, mas não enxergam; olhos que não precisão da saliva do mestre para curá-los, mas com certeza precisam do colírio de céu para que vejam. Amados irmãos, não precisamos ir à África para vermos as misérias do homem. Às vezes o que basta, é acharmos o primeiro espelho em casa e darmos uma boa olhada naquela imagem diante de nós para sentirmos na pele que sem a “graça” que basta, sem o poder que se aperfeiçoa na fraqueza, não passamos de pobres miseráveis! Meu Deus! Somos homens que têm a capacidade de fechar os olhos para não ver a necessidade do pobre, da solidão da viúva, da carência do órfão, da dor do estrangeiro, e o pior, às vezes culpamos a todos por isso, inclusive a Deus, menos as nós mesmos! Imagens que me confrontam; imagens que denunciam minha miséria, imagens que são o retrato da conseqüência do pecado! Não,não, não, êpa, pêra lá! Suicidar? Essa não é tão pouca a solução para se chamar a atenção dos “cegos” que enxergam. A solução é pedir a Deus para ver. “E Jesus os via como ovelhas sem pastor”. Ver para revelar o mau que há em nós “o bem que quero fazer isso não faço”, mas tambem para revelar o bem que está em nós, "maior é o que está em vós, do que aquele que está mundo”.
Foi em tempo de calamidade que o apóstolo João foi convidado para ver o trabalhar de Deus nos céus no que diz respeito aos homens na Terra. Foi justamente quando todos choravam por não haver quem fosse digno de desatar os setes selos, que Deus chamou João para subir e VER as coisas espantosas do apocalipse onde a miséria do homem e a graça de Deus colidem trazendo esperança para mim, para nós; “miseráveis homens que somos”.
Pr. Victor Ornelas - março 2008

Tuesday, March 18, 2008

Jantar de confraternização -

Queridos irmãos, a paz do Senhor.
Gostaríamos de convidá-lo a participar conosco de um delicioso jantar de confraternização que será realizado no dia 29 de Março às 7:3o pm. O jantar será no salão social de nossa igreja localizado na 11 da Main street, Peabody. Este jantar além de ser um momento de confraternização, também o objetivo de nos ajudar a levantar fundos para o sustento da obra de Deus nesta cidade e em outros lugares onde temos investido em Missões. Você poderá adquirir seu convite conosco na igreja durante os dias de culto ( Segunda, Quinta, Domingo) ou contactando com o tel 617 785 2025.
Contamos com sua participação.

Monday, March 17, 2008

Friday, March 14, 2008

Vigília -- Hoje a partir das 9:30 pm


Queridos irmãos em Cristo.. Hoje teremos uma vigília de oração em nossa igreja. Todos estão convidados a vir adorar e buscar ao Senhor.
Contamos com sua participação. haverá uma café depois da vigília.
A paz do Senhor

Tuesday, March 4, 2008

PARA LER E REFLETIR... Senhor, eu quero ver!

Senhor, eu quero ver

Fico impressionado com a facilidade que temos em negligenciar certos dons que possuímos apenas pelo fato deles serem considerados “normais” nas vidas da maioria das pessoas a nossa volta. Tomo por exemplo a dádiva de se poder falar, pois há muitos mudos no mundo que gostariam de expressar por meio de palavras as coisas que eles vêm e sentem dentro de si. Outra dádiva que possuímos é o fato de podermos ouvir! Quantos surdos convivem conosco e gostariam de poder ouvir o sorriso de seu filho ou filha, ou o canto dos passarinhos que comem as migalhas de pães que eles jogam em seus quintais todas as manhas e apesar de vê-los não conseguem ouvi-los nem mesmo quando batem suas asas para voarem para longe daquele agrado matinal. O que me levou a escrever este texto, todavia, foi a profunda gratidão a Deus que me pegou de sobre salto ao contemplar a dádiva da visão. Meu Deus! Nunca tinha louvado a Deus com o meu coração tão dilatado por que tenho o sentido da visão a minha disposição. Se você acha que isso não é motivo de dar pulo de alegria e liberar palavras de exaltação ao Senhor por essa bençao tente ficar um dia com os olhos tampados por uma viseira ou por um pano em torno dos olhos, como nos tempos de criança que brincávamos de uma brincadeira chamada cobra cega, para ver se você não louvaria a Deus por ter a dádiva da visão.
Certo dia, um filho de Timeu, aos berros, por que não era surdo ou tão pouco mudo, chamava a atenção do Mestre Jesus, clamando-Lhe por misericórdia dizendo as seguintes palavras, “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. O que levou esse homem a clamar por misericórdia a Jesus foi justamente o fato de ele a vida toda ser cego e, por conseguinte, ser privados de todos os benefícios que temos por possuirmos o sentido da visão. O fato é que esse homem por causa de sua condição estava em uma situação de extrema necessidade física, financeira, social, emocional e muito mais que nem conseguimos conjecturar. A boa notícia é que Jesus parou para lhe atender e fez lhe a pergunta mais óbvia que se podia fazer. “Que queres que eu te faça?”, a resposta veio tão rápida quanto foi processada ao entendimento daquele cego, “Senhor quero ver!” O ex-cego, filho de Timeu, agora tem o que eu e você também temos, pois se você está lendo este texto, com o auxilio ou não de óculos, você então possuí a dádiva da visão. No entanto, agora, Bartimeu também está sob a responsabilidade de se ter visão. Agora ele é responsável não apenas pelo que ouve ou fala, mas também pelo que vê. Agora questões como a injustiça do rico contra o pobre, a violência contra as crianças e velhos, o abandono dos órfãos e das viúvas, a falta de caso com os presos e com os indigentes, a corrupção nos palácios, nas casas e nos templos, a falta de amor ao próximo, a mortandade pelas doenças sexualmente transmissíveis, o aborto de milhares de crianças inocentes, o homicídio pela ganância do vil metal, as chacinas, as guerras, a fome, a peste, o homossexualismo, e tantas outras coisas que os nossos olhos tendem a querer fechar quando os contemplamos diariamente são oportunidades para ele querer voltar a ser cego. Que isso pastor! O senhor está sugerindo que seria melhor o ceguinho continuar cego? Não, não querido! Estou tentando dizer lhe que toda dádiva possuí o seu lado de responsabilidade. Há muitos seres humanos “normais” que não querem ser responsabilizados por serem dotados de tamanhos dons. Temos responsabilidades com o que vemos, ouvimos e falamos. Nunca devemos nos esquecer que o mesmo Deus que nos abençoou com visão, audição e fala, e tantas outras bênçãos, é o mesmo Deus que diz em sua Palavra, “é necessário que todos compareçamos ao tribunal de Cristo” (isso é aplicável para os crentes) onde todas as nossas obras serão julgadas pelo fogo. O que sobrar, será seu galardão. Quanto ao não crente, suas obras também serão julgadas, mas em um tribunal um tanto mais severo! Pois, está escrito, “todo joelho se dobrará, e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor”.
Finalizo lembrando uma canção que ensinamos as crianças geralmente no cultos de escola bíblica dominical, que pode ser bem conhecida sua:

“cuidado ouvidinho o que ouve; cuidado com a boquinha o que fala; cuidado com o olhinho o que vê, o salvador do mundo está olhando para você, cuidado com o olhinho o que vê”....

Mais uma vez, não é meu objetivo pregar o evangelho do pânico e do medo, mas gostaria apenas de lembrar a nossa responsabilidade com as coisas que vemos todos os dias ao nosso redor, Ouse a pedir a Jesus o que Bartimeu pediu! Senhor eu quero ver.

Pr. Victor Ornelas